Comissão de Acompanhamento da Arte-Xávega faz reunião descentralizada – CMA prima pela ausência

DSC_7054A Comissão de Acompanhamento da Pesca com Arte-Xávega reuniu ontem em Buarcos, Figueira da Foz, nas instalações do CEMAR (Centro de Estudos do Mar), par discussão prévia e preparação do relatório final, do qual está incumbida no âmbito das suas atribuições.

Esta foi a primeira reunião descentralizada da Comissão e a primeira também após a aprovação em plenário da Assembleia da República, por unanimidade, da recomendação ao Governo da comissão especializada de Agricultura e Pescas sobre a Arte-Xávega, conforme o Caparica News noticiou  na ocasião.

A missão desta comissão técnica é produzir informação, estudar e propor soluções legislativas e económico-sociais com vista à regulamentação e à sobrevivência deste tipo de pesca artesanal, e das comunidades de pescadores que a ela se dedicam desde há séculos nos litorais portugueses.

Fonte do CEMAR adiantou ao Caparica News que no decorrer da reunião em Buarcos, esta associação científica privada propôs o contributo de mais investigadores em sede de Comissão, porque “actualmente apenas existem dois”.

Integram a Comissão de Acompanhamento da Pesca com Arte-Xávega diversas entidades, entre as quais as câmaras municipais de Espinho e Marinha Grande. As autarquias de Mira e Almada manifestaram intenção de acompanhar os trabalhos da Comissão mas na reunião de ontem a Câmara Municipal de Almada não se fez representar.

 

 

 

 

 

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

Share This Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>